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  • 16/06/2016
    Crítica do Concerto da Orquestra Sinfônica Cesgranrio
    crítica da apresentação da ópera de Puccini em versão de concerto no Municipal do Rio


    Ontem a noite vivenciamos um belo concerto na série SESI CULTURAL, com a presença glamorosa e cativante da ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO. Começamos com a música brasileira, quase sempre esquecida, nos nossos concertos.

    A Suite Vila Rica foi composta por Camargo Guarniére, para servir de trilha sonora para o filme Rebelião em Vila Rica, em 1957, sendo reelaborada no ano seguinte na forma orquestral, estreando, logo em seguida, com a OSB, sob a regencia do compositor.

    Consta de vários andamentos: Abertura – Maestoso / Andantino / Misterioso / Scherzando / Agitato (uso do tema folclórico mineiro, Tim, tim oi lá la) / Allegro / Valsa / Saudoso (uso de modinhas brasileiras) / Humorístico / Gingado (baião).

     A orquestra nos comoveu por uma interpretação segura e convicente da obra, cheia brasilidade, com variações ritmicas e nuances oníricas - enluaradas de valsas, modinhas e serestas. Condução impecável do maestro Eder Paolozzi (foto ao lado), sem exageros cênicos, com gestual simples e elegante.


     

    A seguir tivemos a reposição de uma obra única no repertório musical do nosso país, o Concertino para Harmônica (gaita) e Orquestra, de Radamés Gnattali, composta em 1960 e cujas partes de orquestra se perderam, sendo refeitas a partir de gravações. Gnattali dedicou a sua criação ao famoso Edu da Gaita (Eduardo Nadruz).
    Movimentos: Adagio moderato – Lento expressivo e Allegro marcato.

    Outra obra de brasilidade marcante, com direito a um show de virtuosísmo do mestre do instrumento, José Staneck (foto ao lado). Perfeitos os introsamentos da orquestra e solista. Beleza, encantamento e sedução que arrebataram a plateia com vários bravos. Magnífico trabalho do regente Eder Paolozzi.

    Para encerrar a maravilhosa noite, tivemos uma das minhas obras favoritas, a Sinfonia nº 8, em Sol maior, de Dvorak. Composição de 1889, estreou no Teatro Nacional de Praga, no da 12 de fevereiro de 1890.

    Em quatro movimentos distintos: Allegro con brio / Adagio / Allegretto grazioso / Allegro ma non troppo.


    Aqui a orquestra se apresentou no seu apogeu. Dinâmica, viva, presente o tempo todo. Todos músicos ligados numa comunhão perfeita. Belíssimos momentos de musicalidade e garra.

    Meus parabéns a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, pelo momento brilhante dos seus esforços. Dá alegria ver um monte de jovens, embevecidos fazendo arte maiúscula, com fé e ímpeto. Bravos ao maestro Eder Paolozzi, pela elaboração de uma verdeira atividade produtiva, criativa e gratificante. Bravíssimos ao José Staneck, sempre um lutador valente e presente, no movimento artístico da nossa terra.

    Uma noite prazerosa e intensa. Aplausos muitos bravos!

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