Início

Colunas 

Entrevistas

Partituras Escolas e Cursos  Cds / DVDs /Livros Anunciar Sobre o portal Contato
  • 27/04/2018

    Celista britânico David Chew celebra 50 anos de carreira com concerto no Rio


    David Chew celebra seus 50 anos de carreira e 65 anos de vida, dia 02/05, quarta-feira, na Cidade das Artes

     

    Lançando seu DVD CHEWFACES e em produção final do Ro Cello Encounter 2018, o violoncelista David Chew fará um concerto no Rio de Janeiro no próximo dia 2, recebendo no palco grandes amigos, como Linda Bustani e o quarteto LINDARTE, Gilson Peranzetta, Felipe Prazeres, Fernanda Canaud , Blas Rivera e membros do quarteto da UFF, Cecilia Gonzales, Andre Carvalho, dentre outros

    Recentemente condecorado pela Rainha da Inglaterra por seu importante trabalho que vem desenvolvendo na área da música, David Chew chega aos seus 50 anos de carreira com fôlego de sobra para dar conta de tantos projetos. Para comemorar a efeméride, o violoncelista inglês, radicado no Brasil há 38 anos, fará um concerto especial celebrando, inclusive, seus 65 anos de vida. O concerto será no dia 02 de maio, quarta-feira (data do seu aniversário), às 20h, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca.

    No programa, obras de J.S Bach, C.Saint Saens, H,Villa-Lobos e R.Schumann, além de composições de Gilson Peranzetta e Blas Rivera, que, inclusive, se apresentarão ao lado do violoncelista. Outros grandes amigos não deixarão a data passar em branco e participarão desta grande festa: Linda Bustani, Gilson Perenzzetta, Blas Rivera, Fernanda Canaud, Felipe Prazeres, Michel Bessler, Bernardo Fantini, Tomaz Soares, Ubiritan Rodrigues e bailarinos de tango Cecilia Gonzales e Andre Carvalho. No dia, será lançado o DVD CHEWFACES, produzido por Sil Azevedo e pelo próprio David Chew, de música clássica e popular, que reúne entrevistas com o violoncelista e diversos músicos participantes. A venda será revertida para arrecadar fundos para o Rio Cello Encounter 2018.


    David Chew (foto: Vitor Kelm / Divulgação)

    A edição deste ano do maior festival de violoncelos do país está, até o momento, sem patrocinador, entretanto o violoncelista lança mão de diferentes recursos para poder manter acesa sua grande paixão. Para David Chew, “em tempos de crise e, com a falsa promessa de fornecer serviços tão essenciais como saúde e educação, diversas fontes têm aberto mão de investir em cultura. Com a certeza de considerarmos a Arte algo tão vital para nossa sociedade, toda a família Rio Cello soma esforços para levar esperança e Luz ao nosso povo através da Arte, com mínimos recursos financeiros”. Para o violoncelista, esta ação é “essencial para que vençamos o desânimo e consigamos recuperar o entusiasmo para seguir adiante. Como diria o filósofo Nietzsche, sem a música, a vida seria um erro, uma tarefa cansativa, um exílio”.

    Idealizado e capitaneado pelo músico desde a sua primeira edição, em 1994, o Rio Cello Encounter traz em sua programação, além de concertos, espetáculos de dança, exposições de arte, masterclasses e workshops. Tudo inteiramente gratuito. O sonho de Chew apaixonado pelo Brasil, é popularizar a música clássica, além é claro, de homenagear o maestro Villa-Lobos, sua maior inspiração. “Nossa intenção é levar o poder de transformação social da música a espaços públicos e comunidades. No início, era um encontro de violoncelistas, mas o projeto cresceu e hoje recebe diversos instrumentos e múltiplas linguagens artísticas. Desta forma o festival alcança seu principal objetivo que é incluir a música na vida diária de todas as pessoas”, declara o músico.

    Teatros, centros culturais, igrejas, museus e parques são os palcos preferencias do Rio Cello. Em 24 anos o festival bateu todos os recordes de público em eventos de música clássica no Brasil. Os números são impressionantes: 550 mil espectadores, 12 mil músicos, 900 concertos, 650 horas de workshops e masterclasses. Ao longo de sua extensa trajetória, o Rio Cello consolidou-se como uma grande plataforma multicultural no qual música, dança, poesia, artes plásticas e cinema que integram um evento de grande sofisticação artística e responsabilidade social.

    DAVID CHEW
    Começa a tocar profissionalmente aos 15 anos na Orquestra Filarmônica de Hull. Em seguida com os Mozart Players e a Orquestra da BBC, ambos em Londres. Fez seus estudos no Guildhall School of Music de Londres com William e Tony Pleeth e ainda pós-graduação na Universidade de Hull, e fez seu PhD no Kingston University de Londres, onde se especializou em música brasileira. Foi convidado a ser professor da Universidade de Colorado e Doutor Honoris causa na Universidade de Hull

    Inspirado em Villa Lobos, sua maior especialidade, fundou e dirige até hoje, o Rio International Cello Encounter (Rio Cello), que há 24 anos reúne no Rio os maiores nomes do cello e da música, sempre oferecendo a todos gratuitamente, concertos, masterclasses. (www.riocello.com)

    Solista / primeiro cellista / Spalla há mais de 35 anos da OSB (desde 1981), é também integrante e do Quarteto da UFF (1LP). Fundou a Orquestra de Câmara Brasil Consort (1LP) e o Rio Cello Ensemble (6 CDs), e Rio Strings (5CDs), o Duo Folia (2CDs), Trio Carioca, Duo com Fernanda Canaud (1CD) Quarteto com Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Paulo Russo (3CDs), Trio com Antonio Meneses e Rosana Lanzelotte (1DVD) e mais recentemente o DVD CHEW FACES, com Blas Rivera, Cristina Braga, Felipe Prazeres, Otto Hanriot e Michele Barsand.

    Recebeu os títulos de Honra de Cidadão de Estado de Rio de Janeiro e Herdeiro do Zumbi em 2003. Premiado na Alemanha, França e Inglaterra pela sua interpretação das Bachianas Brasileiras no Hyperion em 1986. Em 2005 foi indicado ao Grammy Latino. Recebi o título de Ordem da Império Britânico da HRH Rainha Elizabeth 11.

    Juntamente com sua ONG (O-Music), David Chew vem trabalhando e contribuindo com outras importantes ONGs, como a "Grota de Surucucu", Solar Meninos de Luz (Pavão Pavãozinho), e os Projetos Música nas Escolas em Volta Redonda e Barra Mansa.


    David Chew (foto: Vitor Kelm / Divulgação)

    SERVIÇO : David Chew comemora 50 ANOS de carreira e 65 ANOS de vida

    *Concerto para arrecadar fundos para o Rio Cello 2018 (www.riocello.com)


    02/05, quarta-feira - Cidade das Artes – Teatro de Câmara

    Horário: 20h

    Ingressos: Gratuito

    Endereço: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

    Telefone: (21) 3325-0102

    Capacidade: 450 pessoas

    Classificação: livre

    Duração: 1h30min



    Programa:


    Fernanda Canaud, piano (dia 02/05)

    Felipe Prazeres, violino

    David Chew, violoncelo



    Camille Saint-Saëns

    Carnaval dos Animais
    O Cisne


    Edward Elgar

    Salut d'Amour, Op.12
     


    Heitor Villa-Lobos

    Bachianas Brasileiras, No. 5
    Ária

    Bachianas Brasileiras, No.2
    Trenzinho do Caipira

    ​________________________​

    Lindarte Piano Quartet

    Linda Bustani, piano

    Michael Bessler, violino

    Bernardo Fantini, viola

    David Chew, violoncelo


    Robert Schumann

    Quarteto para Piano em Mi Bemol Maior, Op.47
    -Sostenuto assai - Allegro ma non troppo
    -Scherzo: Molto vivace - Trio I - Trio II
    -Andante cantabile
    -Finale: Vivace

    [INTERVALO]

    Gilson Perranzetta, Piano

    David Chew, violoncelo

    Gilson Peranzzetta

    Teresa
    Quermesse
    Canção da Lua
    Paisagem Brasileira
    ​________________________​


    Blas Rivera, piano e saxofone

    Tomaz Soeres e Bira Rodrigues, violinos

    Bernardo Fantini, viola

    David Chew, violoncelo

    ​Cecilia Gonzalez e André Carvalho, bailarinos ​



    Blas Rivera
    Ranquel
    Canción para conquistar a la bailarina
    Nocturno
    Milonga sudaca


    Divulgação: Cezanne Comunicação


    Para comprar o DVD CHEW FACES:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1018888740-chew-two-faces-dvd-_JM
    .


     

    OUTROS ARTIGOS DA COLUNA "MÚSICA E CULTURA":

    Tenor oferece curso de canto em São Paulo

    Estudar música aumenta a inteligencia, comprovam pesquisadores

    Laura Cardoso: Muito além das telas da TV

    Curso de violoncelo no Rio e São Paulo

    Maxixe: o primeiro ritmo brasileiro a fazer sucesso no exterior

    Diretor do filme Cidade de Deus abre testes para atores

     





     


     

 

        

 

 

Copyright 2015-2018 - BrasilClassico.com.br